sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Frankfood

            Muito se fala sobre os impactos da engenharia genética na saúde humana. Alimentos transgênicos, ou "frankfood", como são chamados, costumam ser o foco dessas discussões tendo em vista que representam uma mudança drástica na pedra fundamental da subsistência para os seres vivos: a alimentação.
            Os principais alvos de discussão são os produtos provenientes da agricultura. A muitos anos que uma grande quantidade de espécies de vegetais sofrem modificações genéticas afim de torná-las imunes à secas, geadas e alguns tipos de doença, que causam problemas na agricultura, aumentando a produtividade e diminuindo os custos. Aqueles que apoiam essa prática afirmam que a criação de alimentos mais resistentes à certas condições climáticas diminuiriam a fome em países mas pobres, melhorando o quadro nutricional da população. No entanto, não se sabe ao certo que complicações essas manipulações podem acarretar, no entanto, alguns cientistas afirmam que a manipulaçõ genética pode aumentar as toxinas contidas nos alimentos, além de inibir a ação de antibióticos por causa da característica de resistência, podem causar graves reações alérgicas em alguns consumidores, e, até mesmo provocar uma mutação nos vírus existentes na agricultura já que esses seres estão em constantes mutações para se adaptarem ao meio em que vivem.



            Além disso, uma análise econômica se mostra necessária, tendo em mente que malas cheias de dinheiro são investidas em biotecnologia todos os anos, e os grandes empresários que bancam essas pesquisas não o fariam se não esperassem que essas malas fossem devolvidas com alguns quilos a mais.
            Grandes corporações como a multinacional Monsanto fabricam sementes alteradas para resistir aos efeitos de seu próprio herbicida, no caso da empresa citada, o Monsanto: Roundup. Isso causa certo monopólio no mercado, já que os agricultores são forçados consumir tanto as sementes quanto os herbicidas da empresa. Essa mesma empresa é acusada, entre outras coisas, de forçar seus clientes a comprar sementes e herbicida todos os anos, através de um contrato que impede os agricultores de guardar suas colheitas. Parece uma situação fácil de se resolver, afinal, é só buscar outra empresa, mas os produtos da Monsanto são tão eficazes que a grande parte dos agricultores prefere ficar na mão da empresa.
            Alimentos transgênicos podem representar um grande avanço tecnológico, além de mostrar o quanto o ser humano avançou através das ciências. No entanto, é necessária uma grande apuração dos efeitos dessa tecnologia em nosso estilo de vida e, principalmente, das reais intenções por traz dessas pesquisas. Pode parecer uma atitude nobre lutar contra a fome do mundo, no entanto, é necessário ressaltar que a comida já é produzida em excesso, e os meios de produção não são exatamente as barreiras entre a comida e os menos favorecidos.



Mais informações em:
<holosgaia.blogspot.com/2009/05/transgenicos-monsanto-ameacam-o-mundo.html>
<guiadicas.net/exemplos-de-alimentos-transgenicos/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário